Acessibilidade

Institucional

A Secretaria Metropolitana da Região de Manaus (SRMM) é um órgão público da esfera do Governo do Estado do Amazonas, cuja área de abrangência inclui 13 municípios: Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Careiro da Várzea, Manaquiri, Careiro, Autazes, Itapiranga e Silves.

As atribuições da SRMM incluem o planejamento e execução de programas de obras do governo estadual e financiados por órgãos internacionais. E visando atender as demandas específicas dos projetos e programas com financiamento internacional, em particular o BID, a SRMM possui uma Coordenadoria Executiva de um bloco de unidades administrativas dedicado, denominado Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Destaca-se entre os programas já realizados e em andamento o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), criado em 2003, com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas sociais, ambientais e urbanísticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos habitantes da cidade de Manaus, particularmente as populações moradoras e próximas das áreas de igarapés .

Em razão dos resultados positivos obtidos com o PROSAMIM, o conceito de trabalho do Programa foi estendido para outros municípios do Estado do Amazonas, como é o caso do Programa de Requalificação Urbanística de Lagoas do Município de Maués, o PROSAIMAUÉS.

A identidade organizacional da SRMM/UGPE é definida pelas declarações da sua Missão, que define o propósito e a razão da existência da Secretaria, da sua Visão, que indica a situação desejável no futuro da organização e de seus Valores, que estabelecem as principais diretrizes comportamentais esperadas na prática do trabalho e nas relações do dia-a-dia.

A Missão, a Visão e os Valores da SRMM/UGPE foram discutidos, definidos e estabelecidos de modo participativo, com envolvimento direto da liderança e representantes das unidades administrativas da Secretaria e foram disseminados aos servidores com a finalidade de clarificar seus conceitos e obter adesão aos propósitos estabelecidos.