Árvore mais Bonita do Prosamim recebe mais de 30 mil votos

Foto: Lucas Silva/SRMM-UGPE

O concurso “Árvore mais Bonita” dos Residenciais Prosamim tem participação recorde. Até agora, mais de 30 mil pessoas já votaram escolhendo a ornamentação mais bonita entre os Residenciais Mestre Chico, Cajual, Liberdade e São Raimundo. Este é o primeiro ano que a programação de Natal nos Residenciais entra no calendário oficial de fim de ano do Governo do Amazonas.

A disputa da “Árvore mais Bonita” começou no sábado (02/12), e segue até o dia 16 de dezembro. A votação é aberta para todos e feita pela internet, exclusivamente na página oficial do Governo do Estado e no Instagram. (@governo_do_amazonas), Facebook (https://www.facebook.com/GovernodoAmazonas/).

O concurso faz parte do “Natal nos Parques” do Prosamim. A festa de lançamento foi no Residencial Liberdade, vencedora no ano passado, a atividade faz parte do Programa social e ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). É uma maneira de premiar o desempenho dos comunitários e estimular todos a cuidar e valorizar do espaço em comum.

Cada grupo de moradores desenvolveu temáticas diferentes, trabalhando com cores e ornamentos únicos e especiais, tanto nas árvores quanto na base que compôs o conjunto cênico natalino. Os próprios moradores confeccionaram a maior parte dos enfeites nas oficinas de artesanato que acontecem durante todo o ano. Todas as árvores têm 5 metros de altura e estão montadas na área externa dos Parques.

A temática de cada árvore

Cajual: Os moradores do Parque Cajual capricharam na criatividade, aproveitando vários tipos de materiais reciclados com motivos infantis, como rolo de papel higiênico, tubos de cano, latas de leite, caixas de papelão, garrafas pet, cartelas de ovos, garrafas de iogurte, garrafas de água sanitária, emborrachados, arames, paletes de compensado, pneus, mangueiras de ar e de tinta. O Papai e Mamãe Noel foram desenhados e costurados de retalhos de pano e feltro. Os anjos foram feitos com garrafas pet, papelão e isopor.

São Raimundo:  No Parque São Raimundo, a árvore ganhou motivos florais e românticos, trabalhados em cima da mensagem da temática “Natal com + Amor”. Os efeitos consistiram em flores, estrelas e anjos confeccionados com emborrachado EVA nas cores vermelho, verde e amarelo.

Liberdade: Com muita união e dedicação, os moradores do Parque Liberdade quiseram mostrar o carinho da comunidade em cada ação. Laços vermelhos e dourados deram o brilho para a árvore, bem como anjos produzidos a partir de pratinhos descartáveis. O presépio também é feito com copos e pratos descartáveis. A mensagem é para transmitir amor, carinho e a liberdade.

Mestre Chico: A árvore do Parque Mestre Chico foi confeccionada com motivos de corações vermelhos e laços dourados, feitos com EVA e TNT com glitter, simbolizando a temática “Natal com + Amor ladeado”. O cenário para foto foi composto com um presépio vivo com as crianças da comunidade e bonecos de neve. A ponteira é uma estrela com coração no meio. Os mais de 500 corações foram desenhados, cortados e costurados pelos comunitários. O boneco de neve é feito de pneu reciclado e as renas foram feitas de plástico e aço.

O Residencial vencedor vai ser conhecido no dia 16 de dezembro durante a festa de Natal no Parque Cajual, mas as árvores vão continuar montadas, dando um brilho especial nos parques, até o dia 06 de Janeiro, Dia de Reis, quando tradicionalmente se desmonta toda a ornamentação natalina.