Comitiva do BID avalia resultados alcançados pelo Prosamim

Consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) avaliaram positivamente as metodologias aplicadas e os resultados alcançados pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), nos últimos anos na capital amazonense. A avaliação ocorreu nesta semana, após visita de técnicos do BID à sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), às obras em andamento do programa e aos parques residenciais já entregues pelo Prosamim.

 

As avaliações do órgão financiador do programa fazem parte das cláusulas do contrato de financiamento do BID para avaliar a aplicação dos recursos financiados e os avanços do programa nas áreas sociais. O consultor da área social do BID, Nelson Simões, menciona que vem avaliando o trabalho das intervenções do Prosamim desde sua primeira fase. Ele afirma que o programa já iniciou com uma intervenção social, com a metodologia de utilização dos Escritórios Locais de Gestão Compartilhada (ELOs) no pós-ocupação dos residenciais, e a aplicação dessa forma de trabalho já se iniciou muito bem e de forma efetiva.

“O Prosamim conseguiu evoluir na sua tipologia e na questão das metodologias aplicadas no trabalho de intervenção social e ambiental. O Programa, hoje, é um dos melhores de intervenção do país, e é muito difícil encontrar um programa similar que tenha obtido resultados tão positivos, levando em conta que eu trabalho há 40 anos com trabalhos de reassentamentos e intervenções sociais. O Programa é um parâmetro de muita qualidade nas intervenções que realiza na cidade de Manaus”, afirmou o consultor.
Ampliação – O programa tem ampliado sua atuação no Amazonas com a proposta de implantação da quarta etapa no Estado. Na última quarta-feira (26/06), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a inclusão do município de Parintins (a 363 quilômetros de Manaus) nas obras do Prosamim. O coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a avaliação positiva é reflexo de um processo de melhorias pelo qual o programa vem passando ao cumprir seus propósitos no Estado.

“Ao longo do tempo, a gestão do Prosamim vem se aperfeiçoando, se modernizando e implementando novas práticas de qualidade para as ações socioambientais. O Prosamim é muito mais do que somente as obras, ele tem como pilar a questão socioambiental, com foco nas pessoas e no meio ambiente. É a determinação do governador Wilson Lima dar continuidade ao Prosamim e aperfeiçoar o programa. E foi por esses resultados alcançados que o governador decidiu começar as tratativas com o BID para a elaboração de outros programas similares tanto na capital, como em quatro municípios do interior do Estado” afirmou o coordenador da UGPE.

Prosamim – O Prosamim contribui para a solução dos problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Manaus e seus habitantes. Atualmente, o programa está em sua terceira fase, chamada de Prosamim III, pois se trata do terceiro contrato de empréstimo firmado junto ao BID.

Com o encerramento do Prosamim III prevista para 2020, o Governo do Amazonas já iniciou a preparação de estudos e projetos para a etapa IV, a iniciar no ano de 2021. O tempo estimado de preparação e aprovação dos estudos é de 12 a 18 meses. O valor a ser investido dependerá do resultado dos estudos de preparação, de decisão de Governo e da capacidade de endividamento do Estado.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE): Geral (3878-7252 e 3878-7230), Alessandro Bandeira (99119-5792) e Tiago Corrêa (98249-0635).