Governo do Amazonas capacita beneficiários do ProsaiMaués

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, por meio de ações que possibilitem a geração de renda é um dos objetivos do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), do Governo do Amazonas. O programa, que vai mudar a realidade de centenas de famílias do município de Maués (a 268 quilômetros de Manaus), realiza, a partir de amanhã (16/05), uma oficina de customização de sandálias, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O curso terá carga horária de 60 horas, distribuídas em três semanas. Foram disponibilizadas 20 vagas, preenchidas em apenas um dia. “A atividade foi muito bem recebida por nossos beneficiários, tanto que já existem pessoas na lista de espera para uma próxima edição. Vamos viabilizar, junto ao Cetam, uma nova turma não só para a oficina de customização de sandálias, mas também outros cursos para as pessoas incluídas pelo programa”, disse a assistente social do Programa, Dayanne Leite.

“Esta é uma ação prevista pelo Plano de Trabalho Socioambiental (PTS) e pelo Plano de Reassentamento (PDR), documentos elaborados pelo financiador do programa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que norteiam nossos procedimentos na área social”, completou a profissional, que atua na equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) do ProsaiMaués.

Dinheiro a mais – Desempregado há mais de dois anos, o autônomo Kelion Leda, 39, enxergou no curso uma oportunidade de aumentar a renda familiar. “Minha mãe me incentivou e resolvi fazer. Nunca trabalhei com esse tipo de ofício, mas quero aproveitar para aprender o máximo que puder e ajudar minha família”, disse ele, que mora na Lagoa Maresia.

A costureira Maria Valdilene Oliveira, 40, contou que já havia tentado aprender a técnica para customizar sandálias. “Me interesso por esta área e me esforcei para aprender por meio da internet. Mas sozinha é sempre mais difícil. Agradeço a oportunidade e aprendizado que o Prosai está nos dando, para melhorar as condições em casa”, afirmou Maria, que divide uma residência na Lagoa do Prata com outras sete pessoas.

Para Marinezia Oliveira, coordenadora de cursos técnicos do Cetam, acolher beneficiários do ProsaiMaués é fundamental para o cumprimento das missões da instituição. “Temos em comum a função social de contribuir para a melhoria de vida das pessoas. Os participantes das turmas anteriores já estão trabalhando como artesãos, aplicando as técnicas aprendidas no curso e fazendo disso uma fonte de renda. Temos a certeza que isso acontecerá com os beneficiários do Prosai”, enfatizou.

Sobre o Prosai – As intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do Baixo Amazonas, o programa se concentra em duas frentes: urbana (desapropriação e revitalização de lagoas e seus entornos) e rural (comunidades indígenas).

Entre as metas a serem atingidas, estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável às comunidades indígenas. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.