Governo do Amazonas Conclui Obras da Ligação Viária Luiz Antony em Dezembro

Os moradores dos bairros da Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Compensa irão ganhar uma nova via para chegarem até a área central de Manaus.

O Governo do Amazonas por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), entregará em até o final de Dezembro, a Ligação Viária Luiz Antony, o inicio da nova avenida está localizada na avenida Kako Caminha e interligará os bairros da zona oeste a área central da capital através da Luiz Antony, no bairro da Aparecida.

O Prosamim quando concluiu a primeira etapa de intervenção em 2017, retirando da área cerca de 376 famílias que viviam sob a bacia do São Raimundo, sem as mínimas condições de saneamento básico e propensas aos perigos das inundações e enchentes.

As obras da nova avenida já estavam sendo executadas desde a retirada das famílias, mas tiveram seus trabalhos paralisados durante dois anos devido a um processo de desapropriação na justiça, a ordem desapropriação foi proferida no início do segundo semestre desse ano e imediatamente os trabalhos para a conclusão da obra foram retomados.

A Ligação Viária Luiz Antony (LLA) é uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), e contará com 1,1km de extensão total, iluminação de led, ciclovia, pista de caminhada e espaços para práticas esportivas. As obras da LLA contemplam também a construção do Parque das Castelhanas, que ficará localizado no início da Luiz Antony e com entrada pela avenida Constantino Nery ao lado do T1.

O Parque da Castelhana está com 96% das suas obras prontas, e contará com uma ampla área de 3 mil metros quadrados para a pratica de esportes e convívio entre os moradores da área, o lugar que antes era o leito do igarapé da Castelhana, ocupado irregularmente durante décadas e sofrendo pelo lixo acumulado, mal cheiro e poluição, foi revitalizado e será equipado com academia ao ar livre, área para caminhada, bancos, arborização e quadra poliesportiva,  se tornando uma ótima opção aos moradores da zona sul e oeste.

O engenheiro civil e subcoordenador do setor de engenharia da UGPE, João Benaion, afirma que após a conclusão das obras da Ligação Viária Luiz Antony, a via será uma nova opção de saída dos bairros da Glória, Santo Antônio e São Raimundo.

“A entrada da LLA estará localizada logo após a ponte da Kako Caminha, então quem utiliza essa via para chegar até a área central da cidade, poderá utilizar a nova via e já sair no bairro da Aparecida a poucos minutos do centro” afirmou o engenheiro.

O coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo afirma que a população da área central, dos bairros Presidente Vargas e também dos bairros vizinhos as obras do Parque das Castelhanas, irão ganhar uma extensa área de lazer onde antes só via poluição, lixo e mau cheiro.

“O nome escolhido para o Parque das Castelhanas, é proveniente de uma área do leito igarapé da Castelhana e que estava poluído e degradado há décadas. As pessoas que por ventura conhecerem o parque após a revitalização, não terão ideia das toneladas de lixo e solo contaminado que foram retirados do local”, afirmou o coordenador.

FOTOS: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE): Geral (3878-7252 e 3878-7230), Alessandro Bandeira (99119-5792) e Tiago Corrêa (98249-0635).