Governo do Amazonas incentiva empreendedorismo no Clube de Mães do Prosamim

O Clube de Mães do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) Mestre Chico participou de mais uma capacitação na tarde desta quinta-feira (15/03). Depois de aprenderem tudo sobre higiene e cuidados com os alimentos, as integrantes conferiram o passo a passo da produção de ovos de chocolate, com a instrutora Socorro da Silva.

A atividade foi coordenada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Moradora do Prosamim, a instrutora e artesã Socorro da Silva, que foi capacitada pelo Centro de Educação Tecnológica (Cetam), envolveu as comunitárias na aula prática, onde mostrou todo o processo de fabricação do chocolate caseiro. “Elas aprenderam qual o chocolate apropriado para produzir os ovos, técnicas do manuseio e dicas que podem se transformar em uma fonte de renda extra, para aquelas que levarem a atividade adiante, após a Páscoa”, disse Socorro.

Higiene e cuidados – A assistente social Raimunda Gaia, responsável pelo Clube de Mães dos residenciais Mestre Chico I e II, considera importante a capacitação em etapas. “Tivemos toda a preocupação com a higiene e cuidados necessários com os alimentos antes de introduzir a parte prática. Nossa intenção não é só que elas aprendam as técnicas, mas sim que apliquem em casa e possam fazer disso algo lucrativo, que ajude na renda familiar”, enfatizou.

Qualificação dos moradores – Um dos principais objetivos das atividades socioambientais do Prosamim é fomentar o empreendedorismo na comunidade, por meio de ações que envolvam e despertem o interesse. “O programa visa gerar oportunidades e capacitar os moradores, assegurando o fortalecimento comunitário e possibilitando seu desenvolvimento”, pontuou Claudemir Andrade, coordenador executivo da UGPE.

Próximas etapas – No dia 20, será realizada uma triagem nas embalagens artesanais já produzidas, para que sejam feitos os reparos necessários nas peças. Dia 22 acontece a Oficina de Doce de Cupuaçu e Castanha da Amazônia. Os dias 23, 26 e 27 serão dedicados à produção dos chocolates. E, por fim, no dia 28 de março os produtos serão comercializados na festa de Pascoa. O Clube de Mães também participa da feira da Avenida Eduardo Ribeiro no domingo de Páscoa, dia 1° de abril.

FOTOS: SIDNEY MENDONÇA/SRMM-UGPE