Governo do Amazonas promove atividade de educação ambiental no Prosamim

As crianças do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, participaram de uma atividade de conscientização ecológica, na tarde desta terça-feira (20/03). Realizada no Residencial Cajual, a ação foi desenvolvida e acompanhada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). A ação contou com a participação de, aproximadamente, 20 crianças com idades entre 5 e 15 anos.
Sob a orientação do biólogo José Rodrigues, da equipe do Prosamim, os pequenos fizeram a limpeza da horta do parque, cuidaram da manutenção das mudas cultivadas em ações anteriores e plantaram sementes de hortaliças e vegetais como pimentão, tomate e coentro, que são utilizados pela própria comunidade do residencial e entornos.
Fonte de renda – Além de promover a sustentabilidade, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A educação ambiental é indispensável na formação dos cidadãos e deve ser iniciada no período da infância, para que faça parte da vida adulta e seja repassada de geração a geração”, considerou José Rodrigues.
A estudante Nicole Oliveira, 12, observa a importância de manter o residencial limpo e arborizado. “Gosto muito de participar de atividades assim. Precisamos cuidar da natureza para ter um bom lugar para se viver”, disse ela, que mora no Porsamim Cajual com a família.
Atividades permanentes – A cada semana, a equipe do programa desenvolve atividades socioambientais para os moradores dos residenciais e seus entornos, voltadas à sustentabilidade e à educação ambiental da comunidade.
FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM-UGPE