Governo do Amazonas recebe missão de Inspeção do Prosamim e ProsaiMaués realizada pelo BID

MANAUS 24.01.19 – O CONSULTOR AMBIENTAL DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID) VISITA AS OBRAS DO PROSAMIN.
FOTO:TIAGO P. CORREA_SRMM
MANAUS 24.01.19 – O CONSULTOR AMBIENTAL DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID) VISITA AS OBRAS DO PROSAMIN.
FOTO:TIAGO P. CORREA_SRMM
MANAUS 24.01.19 – O CONSULTOR AMBIENTAL DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID) VISITA AS OBRAS DO PROSAMIN.
FOTO:TIAGO P. CORREA_SRMM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), recebeu nesta semana a primeira missão de 2019 de inspeção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados da primeira missão do BID no atual Governo foram positivos. Apesar dos entraves detectados e que podem dificultar a execução do programa, as propostas apresentadas pelas equipes da SRMM/ UGPE foram consideradas satisfatórias, bem como a nova revisão do Sistema de Gestão Socioambiental foi tida como referência para outros programas no mundo.

A missão, que teve como objetivo verificar avanços da execução e visitas técnicas às obras na capital, iniciou na segunda-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (24).  Para o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, o encontro colaborou para o primeiro contato com das novas equipes com o Banco. “Muito importante termos esse diálogo fortalercido para em conjunto eliminarmos os entraves e darmos continuidade aos projetos que já existem, de modo a pensarmos em projetos futuros. O saldo dessa missão foi muito bom, pois ficamos satisfeitos com os acordos de gestão pré-estabelecidos, tanto sobre o prosamim quanto sobre o ProsaiMaués, programas que são prioridades de governo”, comentou Marcellus Campêlo.

Análises – A especialista Sênior em Saneamento, Cláudia Nery,  foi a chefe da missão do BID  e se reuniu com o titular da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Carlos Henrique Lima, com o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, e o consultor do BID, Hamilton Freire e subcoordenadores da UGPE e representantes da Unidade Gerenciadora do ProsaiMaués (UGPM). Em três dias de trabalho foram identificados os entraves aos programas, bem como definidas estratégias de solução, considerando que o ProsaiMaués deve encerrar em 2019 e o Prosamim em março de 2020. Além disso, vão iniciar a elaboração de estudos para uma nova fase do Prosamim, bem como ficou agendada uma segunda reunião para o mês de fevereiro, em Brasília, quando os acordos serão detalhados e consolidados.

Visitas às obras – Durante a semana, o especialista ambiental sênio do BID, José Luís de La Batista e as equipe  da UGPE visitaram as obras do programa. As equipes passaram pela jazida utilizada para a obra, as obras no igarapé do 40, o trecho sem intervenção da Manaus 2000, além do Parque Residencial Mestre chico II, zona sul, onde puderam conversar com moradores. A comitiva ainda visitou o canteiro de obras da Andrade Gutierrez, zona oeste, e as obras da Avenida Luiz Antony, Parque Castelhana, Parque Residencial do São Raimundo e os parques Cacimbas I, II e III. “No Mestre Chico tivemos a oportunidade de mostrar mais o trabalho socioambiental do Prosamim. Em uma roda de conversa, cada um falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido dentro do programa, o que impressionou o especialista José Luís de La Batisda, que além de elogiar o programa, afirmou que o Amazonas é referência para outros segmentos”, comentou a subcoordenadora setorial de projetos sociais da UGPE,  Viviane Alves.

Prosaimaués – Além dos técnicos do Governo e do BID,  o prefeito de Maués, Junior Leite, e sua equipe também participaram das reuniões, no primeiro dia da missão para reafirmar compromissos e colaborar com a estratégia de encerramento das atividades do ProsaiMaués, prevista para o segundo semestre de 2019.

FOTOS: TIAGO CORRÊA