Governo do Amazonas reúne lideranças comunitárias do ProsaiMaués

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), realiza, nesta quarta-feira (16/05), às 16h, reunião de atualização com as lideranças comunitárias, na sede da Unidade de Gerenciamento do ProsaiMaués (UGPM), localizada no Centro de Maués (a 268 quilômetros de Manaus).

A reunião, que acontece mensalmente, é uma ferramenta de multiplicação das informações referentes ao andamento do Prosai, programa do Governo do Amazonas que vai requalificar lagoas do município, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população.

As lideranças comunitárias do Prosai caracterizam-se por dois segmentos: Comitê de Representantes da Comunidade (CRC) e Grupo de Apoio Local (GAL). Ambos têm por finalidade facilitar a comunicação e o repasse de informações aos beneficiários do programa.

“É fundamental que nós, como representantes da comunidade e responsáveis por propagar informações, estejamos atualizados e bem preparados para tal”, considerou Antônio Sérgio Rodnistzky, que integra o CRC.

Ao todo, participam 16 líderes comunitários, sendo 12 do Grupo de Apoio Local (GAL) e quatro do Comitê de Representantes da Comunidade (CRC).

Encontros constantes – De acordo com o psicólogo Afonso Brasil, da equipe social do ProsaiMaués, as reuniões com as lideranças serão mais frequentes, devido ao novo momento do programa.

“Com a retomada das obras cada vez mais próxima, o diálogo dos líderes comunitários com o Governo do Estado, para o esclarecimento de possíveis dúvidas e para a constante atualização de informações, se torna cada vez mais necessário e proveitoso para todos”, pontuou.

Para a reunião desta quarta-feira (16/05), estão previstos temas como o novo projeto de obras do Prosai e um debate sobre as alternativas para as soluções de reassentamento.

“É necessário que os beneficiários entendam como funciona o procedimento de reassentamento, em sua totalidade. O processo se dá a partir das premissas e princípios da OP 710, política operacional do financiador do programa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, concluiu o psicólogo.

ProsaiMaués – As intervenções do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica de Maués, na região do Baixo Amazonas, o programa se concentra em duas frentes: urbana (desapropriação e revitalização de lagoas e seus entornos) e rural (comunidades indígenas).

Entre as metas estão a redução das famílias sob risco de inundações, valorização dos imóveis, melhoria no serviço de esgotamento, serviço contínuo de água, fomentar o turismo local e levar água potável às comunidades indígenas. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.