Acessibilidade

Governo do Estado avança com obras de rede de esgoto no bairro Presidente Vargas

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), avançou nesta semana em uma nova etapa das obras de construção de redes de esgoto na Bacia do São Raimundo com a execução de obras no bairro Presidente Vargas, zona oeste de Manaus. Esse trabalho é uma continuidade das obras de saneamento executadas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na Bacia do São Raimundo, referente ao projeto de modernização da rede de tratamento de esgoto que vem sendo executada para melhorias no abastecimento de água e redução da poluição do Rio Negro.

O projeto na Bacia do São Raimundo contempla a construção de 24km de redes de esgoto e a construção de seis elevatórias, que se consistem em um sistema moderno de bombeamento do fluxo do esgoto proveniente das residências. Essas obras vão beneficiar os moradores do bairro do São Raimundo, Glória, Santo Antônio, Aparecida e Presidente Vargas.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que o bairro Presidente Vargas, popularmente conhecido como Matinha, é a última fase da construção das redes de esgoto que já conta com mais de 95% de toda rede prevista executada.

“O programa vem sendo executando nessas redes de coleta de esgoto com o objetivo de evitar que os efluentes dos moradores das zona sul e oeste sejam despejados na bacia do São Raimundo. E essa rede de coleta irão coletar esse esgoto das residências e canalizá-los até as estações elevatórias para posteriormente serem tratados pela estação de tratamento”.

A construção de redes de coleta de esgoto distribuídas nos bairros da zona sul e oeste irão evitar que os efluentes de mais de 130 mil pessoas sejam enviados ao leito dos igarapés que banham a cidade para uma maior sustentabilidade e preservação da água.

 

FOTOS: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE): Geral (3878-7252 e 3878-7230), Alessandro Bandeira (99119-5792) e Tiago Corrêa (98249-0635).