Governo do Estado incentiva atividade de jardinagem para crianças do Prosamim

Governo do Estado incentiva atividade de jardinagem para crianças do Prosamim

A criançada meteu a mão na massa, ou melhor, na terra, nesta quinta-feira (22/2), durante a Oficina de Jardinagem Infantil no Prosamim São Raimundo. A atividade aconteceu na área externa da sede do parque e contou com a presença de um grupo de 20 crianças, com idade entre 4 e 16 anos, moradoras do residencial e entorno.

A oficina é organizada pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e coordenada pela equipe social do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

José Henrique da Silva, 8 anos, já esta acostumado com as atividades de cuidar das plantas. “Eu tenho muitas em casa, são do meu pai. Eu ajudo molhando sempre as plantinhas”. Já para Marcelo Castro Farias, 10 anos, a atividade vai além da diversão. “É legal porque ajuda o meio ambiente e tudo fica bonito depois quando as plantas crescem”.

O jardim também levanta o tema da sustentabilidade e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, pois reutiliza pneus que seriam descartados no meio ambiente, poluindo e se transformando em criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A assistente social Lilyan Barroso, responsável pela equipe social do Prosamim São Raimundo, explica que a atividade também dá sequência ao trabalho ambiental de arborização e jardinagem desenvolvido no parque. “Esse ano nós vamos retomar as atividades com as crianças aplicando em outras áreas do residencial. Eles gostam muito dessa atividade, a gente explica sobre como cuidar das plantas, fala sobre as espécies. Além disso, também ajuda os pequenos a terem ciência sobre a importância da arborização e de criarem mais amor pelo parque, pelo espaço que eles estão vivendo e com a arborização tudo fica mais bonito”.

Oficinas, com temáticas variadas, acontecem todos os dias da semana nos quatro parques do Prosamim, Cajual, Liberdade, Mestre Chico e São Raimundo. São voltadas para moradores dos Parques e entorno