Acessibilidade

A instituição

A Secretaria Metropolitana da Região de Manaus (SRMM) é um órgão público da esfera do Governo do Estado do Amazonas, cuja área de abrangência inclui 13 municípios: Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Careiro da Várzea, Manaquiri, Careiro, Autazes, Itapiranga e Silves.
As atribuições da SRMM incluem o planejamento e execução de programas de obras do governo estadual e financiados por órgãos internacionais. E visando atender as demandas específicas dos projetos e programas com financiamento internacional, em particular o BID, a SRMM possui uma Coordenadoria Executiva de um bloco de unidades administrativas dedicado, denominado Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Destaca-se entre os programas já realizados e em andamento o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), criado em 2003, com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas sociais, ambientais e urbanísticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos habitantes da cidade de Manaus, particularmente as populações moradoras e próximas das áreas de igarapés .
Em razão dos resultados positivos obtidos com o PROSAMIM, o conceito de trabalho do Programa foi estendido para outros municípios do Estado do Amazonas, como é o caso do Programa de Requalificação Urbanística de Lagoas do Município de Maués, o PROSAIMAUÉS.
A identidade organizacional da SRMM/UGPE é definida pelas declarações da sua Missão, que define o propósito e a razão da existência da Secretaria, da sua Visão, que indica a situação desejável no futuro da organização e de seus Valores, que estabelecem as principais diretrizes comportamentais esperadas na prática do trabalho e nas relações do dia-a-dia.
A Missão, a Visão e os Valores da SRMM/UGPE foram discutidos, definidos e estabelecidos de modo participativo, com envolvimento direto da liderança e representantes das unidades administrativas da Secretaria e foram disseminados aos servidores com a finalidade de clarificar seus conceitos e obter adesão aos propósitos estabelecidos.

[1] Igarapé é a denominação regional ao curso d’água  constituído por um braço longo de rio ou canal. Apenas pequenas embarcações, como canoas e barcos menores, podem navegar pelas águas de um igarapé devido a baixa profundidade e pelo estreitamento. Os igarapés existem em grande número na Região Amazônica e com o avanço da ocupação humana é comum a existência de cidades entrecortadas por esse tipo de curso d’água, formando locais onde geralmente se desenvolvem núcleos populacionais que residem em palafitas, ou seja,  construções de madeira sobre estacas, geralmente sem qualquer infraestrutura de saneamento.

 

MISSÃO DA SRMM/UGPE

Elaborar e executar programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico, ambiental e social, melhorando a qualidade de vida da população do Estado do Amazonas.

VISÃO DA SRMM/UGPE

Ser reconhecida nacionalmente pela excelência em gestão pública de programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da população.

VALORES DA SRMM/UGPE

FOCO NO RESULTADO

Ser proativo, responsável e organizado na execução das atividades necessárias para garantir o cumprimento das metas estabelecidas.

RESPEITO

Tratar os colegas, chefes, subordinados, autoridades, beneficiários e comunidade da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados.

COMPROMETIMENTO

Ser diligente, cuidadoso, zeloso e responsável, cumprindo horários e prazos estabelecidos.

ABERTURA PARA MUDANÇAS

Criar e apoiar novas formas de trabalho para melhorar a qualidade, o ambiente, a segurança, reduzir custos, prazos e proteger o meio-ambiente.

TRABALHO EM EQUIPE

Cooperação mútua nas atividades e tarefas necessárias para atingir as metas e objetivos estabelecidos.