Moradores do Prosamim são certificados em curso profissionalizante oferecido pelo Governo do Amazonas

Vinte e oito moradores do Parque Residencial Mestre Chico, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital, conquistaram a certificação no curso de Almoxarife oferecido pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O curso teve o objetivo de preparar os moradores para o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo a moradora Paula Kelly Santos, 35, o curso foi enriquecedor. Para ela, que já fez outros cursos pelo Prosamim, como Operadora de Caixa e Inspeção de Qualidade, a parceria com o Cetam veio para somar com sua formação profissional.

“Como um todo, o projeto é maravilhoso, pois veio para abrir portas e janelas para quem já fez ou ainda vai fazer os cursos. É algo que traz ânimo e renovo, abre a mente, desperta a vontade de fazer outras capacitações. Apesar de ser apenas um curso, parece que conclui uma graduação”, ressaltou.

Já para o morador e aluno Adilson dos Santos Lopes, 34, o curso de Almoxarife trouxe mais conhecimento. Ele já concluiu quatro cursos pelo Prosamim e em setembro colocará mais um no currículo.

“Foi uma experiência muito boa, interessante para a comunidade, porque visa o mercado de trabalho. A população se fez muito presente”, frisou o morador, que já acumula os cursos de Empreendedorismo, Operador de Logística, Inspeção de Qualidade, Almoxarife e atualmente se dedica ao curso de Assistente de Vendas.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Parque Mestre Chico, Mercedes Sena, uma das metas do Prosamim é a geração de renda.

“Temos o objetivo de preparar e qualificar os moradores tanto do parque quanto do entorno, para o mercado de trabalho porque sabemos das grandes dificuldades que existem hoje. E esses cursos ofertados são voltados para a gestão de negócios porque quando surgirem vagas no mercado (de trabalho) eles possam ser aproveitados pelos alunos”, explicou.

Ainda conforme Sena, a população dos parques residenciais tem mostrado satisfação com os cursos realizados em parceria com o Cetam.

“A gente vê nesses moradores entusiasmo e confiança no trabalho que o Programa desenvolve. Dificilmente ocorre desistência”, enfatizou.

O curso – O almoxarife é o profissional encarregado por receber, identificar e contar os materiais, registrando a entrada e a saída desses itens. Esse profissional também é responsável pelo recebimento das devoluções de equipamentos de obras, sua identificação e montagens de relatórios para a gerência da empresa e também atua no controle de estoques e emite notas fiscais.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEINFRA/PROSAMIM/UGPE