Projeto busca melhorar a prática de leitura na vida dos moradores do Prosamim

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), em parceria com a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), iniciou nesse sábado (24/08) um projeto educacional para promover conhecimento e incentivo à leitura para adultos e crianças moradoras dos residenciais Prosamim dos bairros do São Raimundo, Morro da Liberdade, Cajual e Mestre Chico II. O projeto é fruto do curso de pedagogia da instituição e vai funcionar como um verdadeiro laboratório de atividades de extensão no processo de aplicação das práticas metodológicas aprendidas durante o curso.

As aulas ocorrerão aos sábados nos residenciais e na prática os professores e coordenadores do projeto vão fazer um diagnóstico das principais fragilidades educacionais dos moradores dos Residenciais do Prosamim. Após observarem essas carências educacionais dos moradores, os profissionais e estudantes vão atuar na correção dessas demandas com apoio pedagógico e metodologias alternativas.

A professora Maria Lima de Souza, uma das criadoras do projeto, afirma que a ideia nasceu da necessidade de atender as demandas educativas, tendo a intenção de realizar o ensino de língua portuguesa e matemática através de jogos, brincadeiras e atividades que possam estimular e motivar a leitura. “A intenção final do projeto é obtermos como resultado o estímulo da leitura, o interesse e a curiosidade de buscar o conhecimento através da leitura em crianças e adultos”, afirmou a professora.

A assistente social do Parque Residencial Liberdade, no Morro da Liberdade, zona sul, Emelly Torres, afirma que uns dos desafios é estimular a leitura na vida das crianças. “Um aspecto a ser trabalhado realmente é a carência de leitura e essa questão já vem sendo abordada pelos pedagogos”.

Fotos: Tiago Corrêa