Projeto ‘Do Lixo ao Luxo’ amplia abordagem junto aos moradores do Prosamim

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) iniciou, nesta terça-feira (27/08), uma nova fase da oficina do projeto “Do Lixo ao Luxo” aos moradores do residencial Liberdade, situado no bairro do Morro da Liberdade, zona sul. A oficina ampliou sua atuação com o reaproveitamento de caixas de leite e sabão em pó, garrafas pets e embalagens de creme dental.

Em sua fase anterior, a oficina já realizava a reciclagem e o reaproveitamento de latas e caixas de papelão, que passavam por uma limpeza para posteriormente serem decorados com pintura e colagens. A criadora e instrutora do projeto, a assistente social Aldenize Amorim, afirma que com base no reaproveitamento os moradores podem gerar renda.

“Hoje, iniciamos a nova fase da oficina com outros materiais e na transformação desses objetos em novos itens. Os materiais recicláveis vão desde papelão comum, como também caixas de leite, de sabão em pó e de pasta de dente”, comentou, ressaltando que esses objetos irão ser transformados em brincos, colares, bolsas e carteiras, oportunizando uma ocupação para os moradores que frequentam as oficinas “Do Lixo ao Luxo”, como também dando a possibilidade da geração de renda através da venda desses objetos.

“A oficina do Lixo ao luxo nasceu em primeiro lugar da necessidade de se reutilizar materiais recicláveis, seja utilizando esses objetos transformados nas suas próprias residências ou na venda dos objetos produzidos”, afirmou a assistente social.

As capacitações, cursos e oficinas nos residenciais do Prosamim têm o intuito de capacitar e gerar renda para as famílias que foram beneficiadas pelo programa, como uma forma de adquirir novas experiências e aprendizados para uma melhor perspectiva de vida.

FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM