‘Prosamim em Movimento’ inicia programação especial da Semana do Meio Ambiente

Atividades lúdicas, palestras de conscientização, brincadeiras e plantio de mudas fizeram parte da programação temática preparada pela equipe do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Amazonas, para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Até o próximo domingo (10/06) serão realizadas ações nos parques residenciais do Prosamim, envolvendo toda a comunidade na Semana Nacional do Meio Ambiente.

A manhã desta terça-feira (05/06) começou com uma campanha de sensibilização no Residencial Liberdade, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicas (Semulsp). Durante a tarde, foram realizadas palestras sobre a importância de dar destinação correta ao lixo e cuidados com o meio ambiente. “A Semana do Meio Ambiente do Prosamim é um momento de conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, da qualidade de vida e do bem viver. Crianças, jovens e adultos são convidados a refletir e aprender novos e bons hábitos”, disse a subcoordenadora Setorial de Projetos Sociais do Prosamim, Viviane Dutra.

Comunidade envolvida – As atividades são realizadas pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM-UGPE). “O Prosamim sempre faz essas atividades com a comunidade, durante todo o ano e nesta semana temática, mais ainda. É muito importante para nós, porque a maioria dos moradores vivia em condições desumanas, no meio do lixo. Essa conscientização é fundamental”, disse a aposentada Gracimar Freitas, moradora do Prosamim Liberdade.

Para o subccordenador Setorial de Projetos Ambientais, Otacílio Cardoso, trabalhar as questões relacionadas ao meio ambiente e práticas sustentáveis faz a diferença no dia a dia da comunidade. “Cuidar do meio ambiente é um dever diário de todos nós. Gestos simples como não jogar o lixo na rua, tem impacto direto na saúde e bem estar geral”, considerou Cardoso.

A programação segue durante toda a semana, realizando campanhas, palestras, gincanas ambientais e atividades envolvendo pessoas de todas as faixas etárias, nos Residenciais Mestre Chico, Jefferson Péres, Cajual, Gilberto Mestrinho e São Raimundo.

Foto: Tiago Corrêa/ SRMM-UGPE