‘Prosamim em Movimento’ presenteia Manaus com nova área de lazer em maio

O espaço vai beneficiar a população com cerca de 4.500 metros quadrados de área de lazer equipada com academia ao ar livre

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Amazonas, inaugura, em maio, o Parque Linear das Cacimbas II. Localizado entre as ruas do Rosário e São Sebastião, no bairro São Raimundo, o espaço vai beneficiar a população com cerca de 4.500 metros quadrados de área de lazer equipada com academia ao ar livre, onde foram feitos serviços de galeria de macrodrenagem, urbanismo, paisagismo. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Em visita de fiscalização à fase final das obras, realizada na manhã desta terça-feira (24/04), o secretário executivo da Região Metropolitana de Manaus, Elânio Gouvêa, apontou as melhorias que a obra irá proporcionar aos moradores do bairro e de toda a cidade.

“O parque está sendo construído onde antes era um alagado, um lugar esquecido. As pessoas não tinham acesso a nada. Graças ao comprometimento do Governo Amazonino Mendes, estamos proporcionando qualidade de vida às pessoas. Os trabalhos já estão se encaminhando para o encerramento e, no próximo mês, vamos entregar o Parque Linear das Cacimbas II para Manaus”, frisou o secretário.

Vida nova – Morador da rua Rio Branco há quase duas décadas, o autônomo João Ricardo Rodrigues, 37, espera, com ansiedade, o dia da entrega do parque, considerado por ele um presente para toda a família. “Não tenho como explicar minha satisfação e o significado dessa obra para nós. Aqui tinha muito lixo e animais como ratos e cobras, que entravam nas nossas residências. Agora vamos ganhar uma opção de lazer bem na porta de casa. Meu pai, que é idoso, vai poder se exercitar e melhorar a saúde”, comemorou.

Investimentos – As obras do Parque Linear das Cacimbas II integram o Prosamim III, que compreende intervenções urbanas na Bacia do Igarapé do São Raimundo, a fim de trazer melhorias na qualidade de vida da população na zona oeste de Manaus.

A primeira etapa foi entregue em 2017. Para a construção da segunda etapa foram investidos R$ 3.797.793,82 (três milhões, setecentos e noventa e sete mil, setecentos e noventa e três reais e oitenta e dois centavos), recursos do Governo do Amazonas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outros investimentos na melhoria do saneamento básico de Manaus foram anunciados na tarde desta segunda-feira (23/04), no lançamento do “Prosamim em Movimento”, que marca a nova fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. No bairro São Raimundo, o Governo do Amazonas vai investir R$ 58 milhões para construir 24 quilômetros de rede de esgoto, com cinco estações elevatórias automatizadas.

Visita às obras – Além do Parque Linear das Cacimbas II, o secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Elânio Gouvêa, acompanhado das equipes de engenharia, social e ambiental da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), também esteve nas obras da Nova Avenida de Manaus.

A via, que vai ligar a zona oeste ao Centro da cidade, já apresenta 96% de execução no primeiro trecho (600 metros) e 46% no Parque da Castelhana, segundo trecho de obras.

Fotos: Tiago Corrêa/ SRMM-UGPE