Prosamim expõe móveis sustentáveis no congresso de gestão pública no TCE

Móveis sustentáveis confeccionados pelos moradores das unidades habitacionais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) com materiais recicláveis são a vitrine do stand do 3° Congresso Amazônico de Gestores Públicos. O evento, que acontece de 12 a 14 de dezembro, é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP).

O evento apresenta os trabalhos e cases de sucesso sobre gestão pública. Na programação do congresso estão inclusas palestras sobre temas variados com foco na governança e na gestão. O congresso deve reunir mais de 300 diretores e chefes de órgãos públicos municipais e estaduais, além de secretários e jurisdicionados, conselheiros, auditores e procuradores, além de finalizar o calendário acadêmico da ECP no ano de 2017.

Exposição – No cenário do stand estão sofás, poltronas, cadeiras e vasos decorativos feitos com madeira de resíduos, madeira prensada, palets e camburão de ferro, produzidos pelos artesãos da Associação da Feira Artesanal do Parque Residencial Manaus (Afarprem). Em destaque está uma mesa com técnica de marchetaria, confeccionada com madeira de árvores como tucumãzeiro, cedrinho e seringueira.

A entidade foi criada há mais de 10 anos pelos moradores do Parque Manaus, no Centro, o primeiro residencial entregue pelo Prosamim. As feiras e eventos são uma maneira de dar visibilidade ao trabalho dos artesãos. “Soubemos aproveitar bastante as chances dadas pelo projeto Prosamim. Aprendemos as técnicas em oficinas, cursos e treinamentos que recebemos”, disse Wigson Azevedo da Silva,  morador do Parque Manaus e presidente da Afarprem.

O Prosamim trabalha o empoderamento social dos moradores através de atividades educativas e ambientais. “Nossas produções foram todas vendidas este ano e feiras nos dá essa visibilidade. Essa é uma forma de valorizar e expor o trabalho dos artesãos”, ressaltou Wigson.

O Prosamim

O Prosamim é o programa principal da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). O programa é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).