Universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo visitam o Prosamim

Uma turma de 30 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, dos sétimo e oitavo períodos, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), conheceu de perto o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), na manhã deste sábado (10/03).

O grupo foi recebido no Residencial Liberdade, na rua São Pedro s/Nº, bairro Morro da Liberdade, na zona sul de Manaus, pelas equipes Ambiental, de Engenharia e do Social, que fizeram apresentação explicando todo o universo do Programa. As etapas do processo foram enumeradas e detalhadas, evidenciando a importância de cada setor para o sucesso do Programa.

No primeiro momento, os estudantes participaram da aula teórica no auditório do Residencial Liberdade, logo depois seguiram para uma visita técnica pelas unidades habitacionais no próprio Residencial. Todos puderam conhecer algumas unidades onde acompanharam as explicações das equipes do Prosamim.

O aluno do oitavo período de Arquitetura, Jó de Lima Souza Junior, considerou a atividade muito importante para explicar detalhes sobre o programa. “Ele beneficia as pessoas e evita problemas ambientais. É muito importante para a questão de infraestrutura da cidade, assim como para as questões sociais. Essa oportunidade está sendo ótima para a gente conhecer mesmo tudo sobre o Programa”, finalizou.

Para o subcoordenador Ambiental do Prosamim, Otacílio Cardoso Junior, é muito importante esse tipo de atividade, pois é na academia onde tudo começa. “Então lá a gente consegue absorver todos os anseios de quem está saindo de um processo de formação, a gente precisa aproximar essas duas pontas. É na academia que vem todo o pensamento crítico”, concluiu.

A professora da disciplina Projetos Urbanos e Projetos de Habitação Social da Fametro, Christina Mendes de Melo, responsável pelo grupo de universitários, ressalta a importância desta vivência para o universo de quem está em formação. “Nada como ir ao local falar com os técnicos que desenvolveram e executaram o programa para você ver todas as nuances e detalhes. Esta vivencia é muito importante em termos didáticos. Estou muito agradecida, pois foi muito válido. Foi uma grata surpresa conhecer dimensão do programa que é muito importante para a cidade”, ressalta a professora.

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, Prosamim, é do Governo do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Ao todo, já beneficiou 75 mil pessoas.

 

FOTOS: SIDNEY MENDONÇA/SRMM-UGPE